6ªs Séries

Projetos 2011

Comunicação Visual

Estereogramas

Jogos educativos

Pesquisas escolares

Regiões Brasileiras




Contruindo o Planeta Terra

Projeto a partir do Dodumentário "Construindo o Planeta Terra", um especial de 2 horas que revela a turbulenta história da Terra. O NatGeo se aventura por tempos de gigantes, quando escorpiões do tamanho de um lobo, libélulas com as dimensões de uma águia e insetos de dois metros de comprimento dominavam as florestas de samambaias.

Temperaturas infernais em um planeta que nascia: uma bola fervente de rocha líquida onde um dia inteiro durava seis horas. Um planeta coberto por capas de gelo de três quilômetros de espessura. Estes panoramas não são fruto de um relato de ficção científica - esta é a realidade do que foi nosso planeta.
"Construindo o Planeta Terra" é uma crônica dos 4.500 milhões de anos de história, com períodos de temperaturas extremamente altas e eras de gelo até a aparição do ser humano. Imagens geradas por computação gráfica revelam os momentos mais dinâmicos e fascinantes da história da Terra como nunca antes vistos.
O NatGeo ilustra magistralmente os incidentes mais voláteis no planeta enquanto a vida começa a se desenvolver. Grandes quantidades de calor escapam do núcleo fundido da Terra, moldando o enorme continente conhecido como Rodínia há milhões de anos, uma atividade que gera um número intenso de vulcões.
A expulsão de dióxido de carbono para a atmosfera, o gás do efeito estufa é absorvido pelas rochas do planeta e as temperaturas caem drasticamente, criando talvez a mais longa era do gelo do planeta, há cerca de 650 milhões de anos, e enterrando o planeta sob capas de gelo de até 3 mil metros de espessura.
Um planeta que certa vez foi uma bola de fogo passa a ser uma bola de gelo. Contudo, os vulcões entram em ação derretendo as capas de gelo. E, graças a um produto químico de uso freqüente para o clareamento de cabelos, o ar se enche de oxigênio.