Projeto KODU

PROJETO KODU GAME LAB
Desenvolvimento de Games
City of Brain

Plataforma da Microsoft para desenvolvimento de Games para PC e xbox 360. Software é de fácil utilização e entendimento, voltado para jovens e adolescentes criando assim seus próprios jogos.


Apresentação



O Kodu fornece um ambiente de trabalho criativo para a criança/adolescente projectar, construir e executar os seus próprios novos jogos e eventos. O núcleo do projecto Kodu é a interface de programação. A linguagem é simples e totalmente baseada em ícones. Os Programas são compostos de páginas, que são divididas em regras, que são divididas em condições e acções. As condições são avaliadas simultaneamente.

A linguagem Kodu é projectada especificamente para o desenvolvimento de jogos e fornece os materiais especializados e derivados dos cenários do jogo. Os programas são expressos em termos físicos, usando conceitos como visão, audição, e tempo para controlar o comportamento do personagem. Embora não seja uma programação clássica  como no geral as linguagens de programação, o Kodu pode expressar conceitos de design avançado do jogo de uma forma simples, directa e intuitiva, ajudando a desenvolver a lógica e a matemática



Objetivo


O projeto tem como objetivo criar um jogo voltado para área educacional, com um grupo de estudos de 6 alunos do Ensino Fundamental e com o intuito de desenvolver o raciocínio lógico, criação de textos e etc.


Definição


O que é um Jogo?
“Uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana.“ (Huizinga)

"Um jogo é um sistema no qual os jogadores envolvem-se em um conflito artificial, definida por regras, que determina um resultado quantificável". (Katie Salen e Eric Zimmerman)




Segundo Jesse Schell
Obbjetivos
Conflitos
Regras
Podem ser ganhos ou perdidos
São interativos
Tem desafio


Os Quatro elementos básicos de um Jogo
1-História / Enredo
2-Estética
3- Tecnologia
4- Mêcanica




Desenvolvimento


1ª FASE - Estudo do Software. Agosto/2011
- Cenário
- comandos
- programação
-plataforma
- movimentos


2ª FASE - Planejamento. Setembro/2011 
Reunião com o grupo de alunos

Projetar

Início das atividades de desenvolvimento do GAME
Brainstorming (É uma técnica pela qual um grupo de pessoas compartilha seus pensamentos e idéias sobre temas, em uma atmosfera de relaxamento, que incentiva o conhecimento coletivo, sem restrições).
Definição dos Objetivos do Game, Fases, estratégias e Regiões narrativas


A ideia inicial, partiu em criar um jogo que envolvesse as disciplinas nos alunos do Ensino Fundamental 2. Como Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História, Arte, Educação Física, onde todas as disciplinas estivessem envolvidas de alguma forma no jogo. Fazendo com que os alunos interagissem e programassem um jogo para os outros colegas para ajudar no processo de ensino e aprendizagem.


Sketch - City of Brain

3ª FASE - Outubro/2011



Observação: O projeto Kodu iniciou com convite dos melhores alunos que se destacaram em notas e comportamento. Com o caminhar dos trabalhos, foram surgindo mais alunos interessados. O que significou uma melhora no rendimento das notas e comportamento. Assim, com a melhora, puderam integrar à equipe de desenvolvimento do jogo.
Os critérios para avaliação são notas acima de 7 e bom comportamento nas aulas do regular e oficinas da escola (Tempo integral)

Mês de Agosto - 7 alunos
Daniel Carvalho Cardoso
Alef Yussef Ribeiro
José Ferreira da Silva Júnior
Gabriel Moraes Antiqueira
Michelly Hiratsuka Zorzi
Danilo Trevisan de Oliveira
Otávio Yoshio Aoki

Mês de Outubro - + 6
Kaue 6ªB
Marcos 6ªB
Leonardo 6ªB
Vinícius Santos 6ªB
Hugo 6ªB
Lucas Andrade 6ªC
(Alunos acima sendo avaliados)

Outro ganho, foram que os alunos do projeto começaram a desenvolver seus próprios jogos, desenvolvendo, assim, o protagonismo, autonomia e criatividade. Exemplos de jogos:

Aluno Alef Yussef Ribeiro 7ªA
História
Os ricos tomaram a floresta para construir uma vila industrial, que polui, escraviza e destrói.
Objetivo
Retomar a paz na floresta, destruir a vila industrial e replantar as árvores que foram tiradas
Elaborar regras
Criar mecânicas
Definir enredo